Artigos Mais Lidos
30 Anos de CRT

Para que a nossa Profissão fosse aceita pelas instituições governamentais foram necessários anos e anos de trabalho árduo, o sacrifício pessoal de muitos mártires e grandes esforços coletivos que, em 2022, completam


30 ANOS DE CRT!


A idealização do CRT teve início nos anos 90 e o país ainda sofria sequelas do período militar…


Todos conhecem como foi a ditadura no Brasil: quem não vivenciou, com certeza, estudou.


São bem conhecidas, documentadas e difundidas as histórias dos perseguidos, presos e até mortos políticos: bastava ser contra o governo…


O que muita pouca gente conhece é a perseguição a profissões…


Qualquer pessoa, até mesmo se fosse a favor da ditadura, era preso se exercesse Terapia Holística (ou, “terapias alternativas”, como alguns insistem em nominar ou, a nova “moda” do momento: “terapias integrativas”…).


Leis simplesmente proibiam por exemplo, “interpretação de sonhos” (pobres de nós, psicanalistas…)… leitura de tarô… astrologia…


Eram CRIMES!


Ai de quem, como eu, utilizava Acupuntura (crime…), Iridologia (crime…), Fitoterapia (crime…).. Terapia Floral (crime…)… E assim por diante!


Os interesses dos grupos corporativistas que eram ligados ao poder e representavam certas profissões, ditas de “elite”, no Brasil faziam com que, literalmente, fossem presas quaisquer pessoas que exercessem atividades “concorrentes”.


Comparando: ninguém era preso simplesmente por ser artista, intelectual… somente SE fossem contra a ditadura…


Já o terapeuta “alternativo”, era preso pelo simples fato de… existir!


E tal situação perdurou até mesmo DEPOIS do fim da ditadura! Afinal, as corporações classistas representativas de certas profissões CONTINUARAM no poder…


O fim do governo militar impediu que os referidos grupos corporativistas voltassem a (ab)usar da força bruta para pôr fim a esta iniciativa, mas, uma outra ferramenta ditatorial estava à disposição: uma certa parcela do poder judiciário e de vários órgãos públicos…


Os colegas mais antigos de Profissão bem lembram de como era (tentar…) trabalhar com as nossas técnicas. Somente os idealistas tinham coragem, pois era certeza de prisão.


Nos períodos ditatoriais da história de nosso país, os “não-médicos” sofriam perseguições semelhantes às de dissidentes políticos.


Justificadamente indignados com a situação, nos anos 90, inúmeros grupos idealistas se uniram para dar um basta.


 O protagonismo, ora SINTE, ora CFT, ora CFTH alternava, outrossim, a nobre causa sempre permaneceu firme e única: possibilitar e garantir a VOCÊ, a todos nós, exercer com dignidade e cabeça erguida, a Profissão que tanto amamos!


A verdade histórica é que, se não fosse o CRT, a nossa Profissão teria deixado de existir já nos anos 90, pois teria sido proibida e as técnicas, incorporadas pelas demais áreas concorrentes.


Ou seja, se podemos exercer, nos dias de hoje, com dignidade e segurança, as atividades que tanto amamos, tudo isso se deve ao CRT!


Foram mais de duas décadas, em que, todos  os Profissionais, protegidos sob o manto do CRT, nem sequer sofreram respingos de tamanhas tempestades que nossa organização venceu.


Desde a virada do milênio, graças à proteção e ações do CRT – Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística, sejam judiciais, sejam via meios de comunicação em massa, fato é que não há mais perseguições.


Tornar pública a conquista ética da auto-regulamentação por meio do símbolo máximo e maior conquista da Terapia: a Carteira e a Marca CRT!


Em 2022, a nobre causa completa 30 anos de conquistas e você, eu, todos nós, Credenciados ao CRT estamos de parabéns por sermos os protagonistas da HISTÓRIA de nossa Profissão!


Ser FELIZ com Terapia!

Henrique Vieira Filho Administrator

Henrique Vieira Filho é artista visual, agente cultural (SNIIC: AG-207516), produtor cultural no Ponto de Cultura “Sociedade Das Artes” (SNIIC: SP-21915), diretor de arte, produtor audiovisual (ANCINE: 49361), escritor, jornalista (MTB 080467/SP), educador físico (CREF 040237-P/SP) e terapeuta holístico (CRT 21001).

http://lattes.cnpq.br/2146716426132854

https://orcid.org/0000-0002-6719-2559

follow me

Sobre o Autor

Henrique Vieira Filho

Henrique Vieira Filho é artista plástico, escritor, jornalista e terapeuta holístico. Nas artes, é autodidata e seu estilo poderia ser classificado como surrealismo figurativo. Por mais de 25 anos, esteve à frente da organização da <strong>Terapia Holística</strong> no Brasil, sendo presença constante nos meios de comunicação. Elaborou as normas técnicas e éticas da profissão, além de ser autor de dezenas de livros e centenas de artigos, que são adotados como referência em vários países.
Revista TH - Edição 76 Previous post Revista TH – Edição 76
Caça às bruxas Next post A História da Terapia Holística

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *